Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária

Autori

  • Camila Teixeira Gabriel Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Parole chiave:

BNCC, Educação Literária, Ensino Médio.

Abstract

O campo da educação literária compreende o processo de ensino-aprendizagem de literatura sempre vinculado à ideia da coerência com a sociedade que queremos construir e nossa participação ativa nessa construção, conforme sugere Cyana Leahy-Dios (2004). Pensando nisso, o propósito deste trabalho é refletir sobre os métodos utilizados por professores nas aulas de literatura a fim de destacar a busca pela educação literária em meio ao atual contexto.  Ao pensar estas questões, torna-se igualmente relevante avaliar as propostas do currículo para o ensino de literatura, uma vez que este reflete a realidade social e molda o rumo da nossa educação. Para tanto, a base de dados para a análise foi composta por entrevistas e questionários respondidos em uma escola estadual do município de Vitória - ES, de modo a pensá-la junto aos conceitos de habilidades e competências previstas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encaminhado para discussão ao CNE em dezembro de 2017 e homologado pelo MEC em dezembro de 2018. Nesse sentido, buscamos avaliar os contrapontos que envolvem teoria e prática e, com isso, formular estratégias que possam auxiliar no êxito dessas aulas a fim de contribuir para a formação de alunos leitores mais ativos e competentes.

Biografia autore

Camila Teixeira Gabriel, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Letras - Português (IFES - 2017); pós-graduada em Educação: Currículo e Ensino (IFES - 2018); mestranda em Letras (UFES).

Pubblicato

2019-12-18

Fascicolo

Sezione

Artigos