AS FALAS DE E SOBRE MARIA VALÉRIA EM “O SOBRADO”: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA POR ÉRICO VERÍSSIMO

Autori

  • Leandro de Araújo Universidade Federal do Pampa / Universidade Aberta do Brasil
  • Clara Dornelles Universidade Federal do Pampa

Parole chiave:

Literatura brasileira. Érico Veríssimo. O Tempo e o Vento. Análise literária. Maria Valéria.

Abstract

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os diálogos da personagem Maria Valéria Terra na obra O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, especificamente nos capítulos denominados O Sobrado (VERÍSSIMO, 1995), constituintes dos tomos I e II do livro O Continente. Com esta proposta de reflexão, busca-se entender como o autor utiliza os recursos linguístico-discursivos na construção da personagem, do ponto de vista linguístico e literário, compreendendo, assim, seu papel dentro da trama. O referencial teórico inclui autores que pesquisam e desenvolvem teorias a respeito da criação literária de personagens, além da análise da própria obra de Veríssimo, considerando o período histórico retratado no texto. O estudo da obra através desta pesquisa literária levou a compreender que o autor faz uso de recursos linguísticos-discursivos na criação de uma personagem controversa, constituída como um desvio para a norma patriarcal e conservadora predominante. Maria Valéria Terra está na obra como um grande e necessário olhar questionador, responsável por reflexões importantes a respeito desta norma.

Biografie autore

Leandro de Araújo, Universidade Federal do Pampa / Universidade Aberta do Brasil

Professor de Português formado pela Universidade Federal do Pampa, escritor contista e poeta, educador certificado Microsoft.

Clara Dornelles, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada do curso de Letras Línguas Adicionais e do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Pubblicato

2022-06-21

Fascicolo

Sezione

Artigos