O caso da vara, um conto permeado pelo “servil” e “ser vil”

Autori

  • Alice Silva de Almeida Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Diego Viana Borges Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Parole chiave:

Formação docente, Ensino da leitura

Abstract

O presente trabalho permite, por intermédio do estudo do conto “O caso da vara” colocar a história oitocentista brasileira para interagir com a literatura própria do autor Machado de Assis. Assim, pretende-se analisar o conto de modo a fazer caracterizações e considerações em relação ao gênero literário, ao contexto sócio-histórico que lhe permeia, ao autor da obra, bem como destacar traços do estilo realista que possam colaborar para a interpretação e compreensão do conto como conteúdo artístico significativo.

Além disso, este trabalho também tem o intuito de propor, a partir da leitura e análise do conto “O caso da vara”, um plano de atividade para ser trabalhado no contexto de sala de aula. Com isso, levar-se-à em consideração que a proposta será elaborada por dois alunos em formação docente inicial, bem como será considerado que o trabalho mediado terá lugar em uma suposta turma do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Rio Grande/RS.

Biografie autore

Alice Silva de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduanda do curso de Letras Português-Inglês na Universidade Federal do Rio Grande - FURG e bolsista subsidiada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI de Setembro de 2012 à Setembro de 2014 na Universidade de Aveiro - UA - em Portugal.

 

 

Diego Viana Borges, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduando do curso de Letras Português-Françes na Universidade Federal do Rio Grande - FURG e bolsista subsidiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI de Setembro de 2012 à Setembro de 2014 na Universidade de Aveiro - UA - em Portugal.

 

Pubblicato

2015-03-31

Fascicolo

Sezione

Farol