Prática exploratória e a criação de um ambiente agradável para o ensino de língua inglesa

Autori

  • Diego Fernandes Nunes PUC-RJ

Parole chiave:

Prática-Exploratória, Afeto, Aquisição de segunda língua

Abstract

Apresento, aqui, considerações da pesquisa que desenvolvi no projeto Sobre professor e pesquisador: o papel do afeto na mão dupla das narrativas de experiências docentes. Assim, exponho minhas reflexões acerca da influência que o afeto parece exercer no processo de aquisição de língua inglesa, bem como as relações que são estabelecidas nesse processo entre professor e alunos e o contexto de ensino-aprendizagem no qual tais participantes se encontram. Baseando-me nos princípios da Prática Exploratória (MILLER et al., 2008; ALLWRIGHT e HANKS, 2009, inter alia), a busca por entendimentos sobre a influência do afeto no processo de ensino-aprendizagem de inglês é conduzida de forma inclusiva, envolvendo todos os praticantes. Para articular-se à base teórica já mencionada, utilizo construtos vindos do estudo de narrativas (BASTOS, 2005) geradas em ‘conversas exploratórias’ (MILLER, 2001; MORAES BEZERRA, 2007) por licenciandos em Letras (Português/Inglês) de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. Nessas conversas exploratórias eu e meus colegas expomos nossas crenças, expectativas (BARCELOS, 2006) e emoções vividas no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa no momento em que buscávamos entender o puzzle “Por que eu fico nervoso quando tenho que falar em inglês?”.

Biografia autore

Diego Fernandes Nunes, PUC-RJ

graduado em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP) (2013). Foi bolsista no projeto Sobre professor e pesquisador: o papel do afeto na mão dupla das narrativas de experiências docentes sob orientação da Profª. Drª. Isabel C. R. Moraes Bezerra pela UERJ. Atualmente é mestrando em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), pós-graduando em Língua Inglesa e Educação Básica pela UERJ/FFP e professor voluntário do Pré-Vestibular Popular da Engenharia da UFF. Possui interesse em Linguística Aplicada, especificamente nas áreas de Leitura e produção textual, Aquisição de Segunda Língua, Prática Exploratória, Gêneros textuais e ensino, Ensino-aprendizagem de Línguas, Formação de Professores de Línguas, Crenças, Afeto, Narrativas, Inglês para Fins Específicos e Interacionismo Sociodiscursivo.

Pubblicato

2015-09-11

Fascicolo

Sezione

Artigos