EXPERIÊNCIAS DE ENSINO COM O GÊNERO RESENHA ACADÊMICA
Palavras-chave:
Licenciatura em Letras. Resenha acadêmica. Transposição didática. Objetos de ensino. Abordagens de ensino.Resumo
Neste trabalho, focalizam-se experiências com o ensino de resenha acadêmica, haja vista lacunas na área quanto à socialização de didatizações desse gênero a partir da voz dos próprios professores. Para tanto, objetiva-se (1) identificar os objetos de ensino explorados em aulas sobre o gênero resenha acadêmica, em um curso de Letras Português e (2) caracterizar abordagens de ensino de escrita acadêmica subjacentes ao trabalho com o gênero em questão. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa situada no campo da Linguística Aplicada, de natureza exploratória e experiencial. Seu corpus é constituído de planejamentos da disciplina Iniciação à leitura e produção de textos acadêmicos, ofertada no curso citado, e de relatos de duas professoras ministrantes dessa disciplina, concedidos em entrevista semiestruturada. Os resultados indicam diversos objetos de ensino contemplados na didatização do gênero resenha acadêmica: contexto de produção e de circulação, estrutura do gênero, plano global, citação textual, recursos linguísticos, norma culta. Subjacente à escolha desses objetos, tanto nos planejamentos quanto nas falas das participantes da pesquisa, identificamos pressupostos das abordagens socialização acadêmica e habilidades de estudo (LEA; STREET, 1998). Esses resultados dão visibilidade a experiências produtivas com o ensino do gênero resenha acadêmica, além de evidenciarem uma postura sensível das docentes face à realidade e às necessidades dos seus licenciandos.