VIVENDO LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL

Autores

  • Mariana Cortez Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Fabiana dos Santos Ferreira graduada Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Resumo

Este trabalho reflete sobre a implementação de uma biblioteca voltada ao público infantil e juvenil e, especificamente, focaliza as práticas de mediação de leitura literária desenvolvidas nela. A biblioteca popular ou comunitária é compreendida como um espaço não formal de educação (Gadotti, 2005), com o intuito de favorecer a formação do leitor literário ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos entre os usuários. Assim sendo, a principal atividade promovida naquela biblioteca são as mediações literárias que buscam oferecer experiências sociais e afetivas, pautada, principalmente pelas contribuições de Aidan Chambers (2007a; 2007b) adaptadas ao contexto de inserção em ambiente não formal de educação, em um bairro popular na fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai). Também, é missão promover diálogo entre os usuários do equipamento cultural, favorecendo o sentido comunitário. Do mesmo modo, destacam-se as ações para promover o enraizamento na e da comunidade, nas quais crianças e jovens atuem de forma autônoma para a consolidação do equipamento cultural. Para tanto, problematizam-se experiências desenvolvidas a partir da leitura de livros ilustrados em etapas concomitantes de: ambientação, isto é, a preparação do espaço com elementos que remetem à história a ser lida; em seguida, faz-se a leitura em voz alta compartilhada com o grupo e, por fim, propõe-se a conversa literária com o fim de construir sentidos sobre as formas de ser e viver na comunidade. Os resultados das propostas oferecem elementos para pensar sobre a formação de leitores literários em espaços não formais de educação contribuindo para ações socioculturais em comunidades populares.

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Publicado

2023-07-21