O HÁBITO DE LEITURA NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E PROPOSTAS PARA DOCENTES E MEDIADORES DE LEITURA
Palavras-chave:
Formação docente, Ensino da leituraResumo
Estamos inseridos em um contexto em que a tecnologia é muito mais convidativa para os leitores em formação do que as páginas de um livro. A escola, que é um centro de formação acadêmica e cultural, tem um papel fundamental na criação e no desenvolvimento de um hábito de leitura dos estudantes. Contudo, surge o questionamento: os professores de língua portuguesa realizam esse trabalho de uma maneira realmente efetiva ou tratam a literatura como um aspecto secundário, priorizando as normas gramaticais e utilizando-a como um pretexto para ensinar gramática? Ao longo desse artigo, será possível compreender quais são os impactos que a literatura causa na vida de quem possui um hábito de leitura; quem são os mediadores de leitura ao longo da trajetória de um indivíduo; algumas metodologias passíveis de serem aplicadas em sala de aula, que possuem o objetivo de fomentar a leitura; e, por fim, quais são as políticas públicas que incentivam o a leitura e a escrita dos estudantes brasileiros. Tais tópicos foram desenvolvidos por meio de uma extensa leitura bibliográfica somada ao relato de experiência do autor.Estamos inseridos em um contexto em que a tecnologia é muito mais convidativa para os leitores em formação do que as páginas de um livro. A escola, que é um centro de formação acadêmica e cultural, tem um papel fundamental na criação e no desenvolvimento de um hábito de leitura dos estudantes. Contudo, surge o questionamento: os professores de língua portuguesa realizam esse trabalho de uma maneira realmente efetiva ou tratam a literatura como um aspecto secundário, priorizando as normas gramaticais e utilizando-a como um pretexto para ensinar gramática? Ao longo desse artigo, será possível compreender quais são os impactos que a literatura causa na vida de quem possui um hábito de leitura; quem são os mediadores de leitura ao longo da trajetória de um indivíduo; algumas metodologias passíveis de serem aplicadas em sala de aula, que possuem o objetivo de fomentar a leitura; e, por fim, quais são as políticas públicas que incentivam o a leitura e a escrita dos estudantes brasileiros. Tais tópicos foram desenvolvidos por meio de uma extensa leitura bibliográfica somada ao relato de experiência do autor.