A POESIA PARA A INFÂNCIA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA ÚLTIMA DÉCADA

Autores

  • Sara Lima Alves Universidade de Santiago de Compostela/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Palavras-chave:

Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico, Educação literária, Formação de primeiros leitores

Resumo

O papel da poesia para a infância na educação formal tem sido objeto de diversos estudos como os de Balça e Azevedo (2017), Melo (2012) ou Osório (2015) que têm demonstrado a sua secundarização no plano na ação docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A sua abordagem parece alicerçar-se em práticas tecnicistas, como têm acentuado alguns investigadores, designadamente Butlen (2018) ou Jagher e Mello (2021). Com base no reconhecimento da necessidade de emancipação da abordagem da poesia que vise as suas potencialidades estético-literárias, esta reflexão, enquadrada no âmbito de investigação em doutoramento, com o apoio financeiro da FCT, procura discutir e analisar criticamente as mudanças ocorridas na última década sobre o lugar da poesia nos documentos curriculares, por ocuparem um papel de destaque na orientação do ensino em Portugal. Embora seja reconhecida a importância da Educação Literária na formação de leitores e estejam clarificadas estratégias de exploração de textos narrativos, o texto poético padece de menor incidência de forma focada, revelando certas confusões concetuais sobre as suas finalidades, meios a partir dos quais poderia ser explorado e com ele articulado competências leitoras e literárias. A metodologia utilizada foi a análise documental de seis documentos orientadores/curriculares, incidindo em pontos de comparação sobre os valores intrínsecos e educacionais da poesia. Como aporte teórico, recorreu-se aos contributos de Cervera (1992), Mendoza Fillola (2004), Reis (2001) ou Siméon (2015) como auxílio para compreender a especificidade da linguagem poética e as potencialidades deste modo literário no início da formação de primeiros leitores.

Biografia do Autor

Sara Lima Alves, Universidade de Santiago de Compostela/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico/Investigadora/Educação Literária/Poesia para a infância

Downloads

Publicado

2023-07-21