Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores

Autores

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Antônio Lailton Moraes Duarte Universidade Estadual do Ceará Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Gêneros Acadêmicos, Resenha, Classificações, Estrutura Sociorretórica, Análise de Gêneros

Resumo

Este artigo objetiva analisar as práticas de letramentos acadêmicos em atividades de compreensão e de produção de resenhas acadêmicas, escritas por alunos/as iniciantes dos cursos de licenciatura plena em língua portuguesa e língua inglesa, química e física, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam, campus da Universidade Estadual do Ceará. Elegeu-se, para esta pesquisa, uma metodologia de pesquisa-ação, delineada pelo método quali-quantitativo a fim de avaliar as respostas a um questionário sobre o gênero resenha, respondido por esses graduandos. Baseamo-nos em pesquisas de Motta-Roth (1995; 1998; 2001; 2002), Araújo (1996) e Bezerra (2001), a respeito da organização da estrutura sociorretórica de resenhas e também nos postulados de Rey (1972), Medeiros (2000), Severino (1979; 2000), Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004), autores de Manuais de Metodologia Científica. Conseguiu-se, a partir das respostas dos/as referidos/as alunos/as da Fafidam, estabelecer: os conceitos, os objetivos, as classificações, as estruturas retóricas dessas modalidades de resenhas - crítica e descritiva, bem como enumerou-se nesta pesquisa as divergências e as dificuldades metodológicas na produção, planejamento e organização desses gêneros acadêmicos em relação às orientações dos Manuais de Metodologia Científica. Conclui-se, portanto, que o corpus obtido é consistente, pois nos possibilitou a percepção das técnicas, métodos e procedimentos linguístico-textuais empregados/as pelos/as alunos/as para se produzir às modalidades de resenhas de maneira mais proficiente e recomendável pelos pares acadêmicos e as orientações de redação acadêmica.

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). 

Antônio Lailton Moraes Duarte, Universidade Estadual do Ceará Universidade Federal do Ceará

Doutorando e mestre em Linguística pela UFC (2018). É graduado em Letras, habilitação Português e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e bacharel em Direito, habilitação Direito Público, pela Universidade de Fortaleza (2013). Atualmente, é Professor assistente, nível G, de Linguística e Língua Portuguesa e um dos Coordenadores de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras-Português da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, de Limoeiro do Norte da Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Artigos