(Des)andanças no desmundo do mataréu – o monomito como possibilidade de construção e leitura narrativa

Autores

  • Célia Aparecida Ribeiro Rodrigues Universidade Federal de Goiás
  • Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Monomito. Literatura contemporânea. Estudos comparados. Narrativa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar a leitura das narrativas Desmundo (1996), de Ana Miranda, e Fragosas brenhas do mataréu, de Ricardo Azevedo (2013), a partir do conceito de monomito, postulado por Joseph Campbell, em O herói de mil faces (1949). Considerando tal escopo, adotou-se o método científico dialético e, como técnica metodológica, a pesquisa bibliográfica, com vistas ao estudo comparado. Posto isso, obteve-se que os textos estudados mantêm estreito diálogo, desde o projeto gráfico, passando pela construção narrativa e personagens protagonistas que desvelam uma jornada do herói bastante similar, consoante a ótica de Campbell, ainda que a trajetória da protagonista da narrativa de Ana Miranda apresente conflitos ligados à sua condição feminina e um desfecho aberto. Foi possível concluir que as narrativas apresentam estágios da jornada do herói, ou mononito, que vivificam conteúdos míticos e redundam em um autoconhecimento dos protagonistas.

Palavras-chave: Monomito. Literatura contemporânea. Estudos comparados. Narrativa.

Biografia do Autor

Célia Aparecida Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, sob orientação da Profa. Dra. Renata Rocha Ribeiro. Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2012) e Graduação em Letras Português Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (2001). Secretária Executiva, atualmente desempenha a função de assessora da chefia de gabinete do Reitor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Estudos Literários, com ênfase em Literatura brasileira contemporânea/estudos comparados.

Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria literária. Atua principalmente no campo da Literatura infantil e juvenil.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

Artigos