O uso da realidade virtual no processo de aquisição lexical de língua estrangeira

Autores

  • Rafaela Lemos Sales Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Patrícia Nora de Souza Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Ambientes imersivos. Aquisição de vocabulário. Língua estrangeira. Realidade virtual. Tecnologias

Resumo

Com o advento dos dispositivos móveis tornou-se crescente o interesse por pesquisas que se proponham a investigar os efeitos que as novas tecnologias digitais têm para o ensino em geral, mas, sobretudo, para o ensino de língua estrangeira. Dessa forma, o presente trabalho tem como foco a investigação do uso de ambientes imersivos para o aprendizado de vocabulário em língua estrangeira, valendo-se para tanto de teorias propostas por Souza (2004) e da Cognitive Theory of Multimedia Learning, proposta porMayer(2009). Sendo assim, foi elaborado, a partir da plataforma Google Tour Creator, um ambiente virtual imersivo de aprendizagem que, através de experiências com a Realidade Virtual, pode vir a promover e facilitar o processo de aquisição de vocabulário da língua inglesa.

Biografia do Autor

Rafaela Lemos Sales, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda no Curso de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participante do projeto de iniciação científica intitulado “A construção de um modelo de processamento de informação para orientar a aprendizagem vocabulário em ambiente hipermídia”, inserido na área de Linguística Aplicada, sob a orientação da Profª Drª Patrícia Nora de Souza Ribeiro. 

Patrícia Nora de Souza Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular do departamento de Letras, com ênfase em Línguas Modernas da Universidade Federal de Juiz (UFJF).

Downloads

Publicado

2021-08-20

Edição

Seção

Artigos