Mulheres sem lugar: o princípio constitutivo das personagens femininas de Clarice Lispector
Palavras-chave:
Narrativa, Personagem, AutorResumo
Partindo de um breve panorama da produção literária de Clarice Lispector e, principalmente, da análise dos contos “O triunfo”, “Trecho” e “Cartas para Hermengardo”, publicados em revistas e jornais antes do grande evento literário que foi Perto do coração selvagem, o presente estudo tem o objetivo de demonstrar que desde os primeiros textos Clarice Lispector põe na cena do discurso ficcional personagens femininas enfrentando, solitárias, a angústia de existir para um outro masculino. Passando pelo drama de contornar as possibilidades de fracasso, até a experiência epifânica – ápice das narrativas claricianas –, vemos, mediante análise da composição dos referidos contos, em diálogo com as teorias de Antonio Candido, Benedito Nunes, Bernadete Grob-Lima e Regina Pontieri, que a constituição tanto da mística protagonista de A paixão segundo G.H., quanto da crepuscular nordestina de A hora da estrela foi resultado de um projeto estético da jovem Clarice que buscou estabelecer um determinado perfil para suas personagens femininas, algo que torna sua voz autoral inconfundível no contexto literário brasileiro.Downloads
Publicado
2022-06-21
Edição
Seção
Artigos