MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL (APP) PARA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO DOS CURSOS DE ENGENHARIA
Resumo
Uma das áreas que mais teve um processo de mudanças nos últimos tempos, em particular no ensino, foi a das engenharias, pois abriga grande parte das aplicações tecnológicas imediatas, afetando a prática profissional. O que desperta a curiosidade em relação aos conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica desses futuros engenheiros? O objetivo do trabalho passa pela contribuição para o aprimoramento do ensino na disciplina de Desenho Técnico, usando aprendizagem por problemas. Com vistas ao processo de aquisição do conhecimento, neste estudo foi desenvolvida e aplicada uma metodologia de ensino, utilizando-se da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problema-ABP (PBL-Problem Based Learning). A metodologia utilizada teve um caráter qualitativo, orientada pela pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados por intermédio desta metodologia, tendo como um dos resultados da investigação a elaboração de aplicativo didático, para disseminação e uso como material de apoio para favorecer o processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos dos cursos de engenharia. Pode-se verificar por meio do questionário aplicado que é possível implementar alternativas pedagógicas baseadas em tópicos problematizados, sem ter que realizar modificações curriculares e na organização de assuntos e conteúdos, e que também se podem combinar metodologias em disciplinas que estão em sincronia com as funções reais de engenharia, representadas na análise, desenho, projeto e desenvolvimento, com avaliação de soluções em benefício do aprendizado, bem como a conquista de competências que contribuam para a formação profissional dos acadêmicos.