MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL (APP) PARA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO DOS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores/as

  • Vilson Rogério Envall
  • Antonio Vanderlei dos Santos
  • Rozelaine de Fatima Franzin URI
  • Marisa Fernandes de Oliveira Envall

Resumen

Uma das áreas que mais teve um processo de mudanças nos últimos tempos, em particular no ensino, foi a das engenharias, pois abriga grande parte das aplicações tecnológicas imediatas, afetando a prática profissional. O que desperta a curiosidade em relação aos conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica desses futuros engenheiros? O objetivo do trabalho passa pela contribuição para o aprimoramento do ensino na disciplina de Desenho Técnico, usando aprendizagem por problemas. Com vistas ao processo de aquisição do conhecimento, neste estudo foi desenvolvida e aplicada uma metodologia de ensino, utilizando-se da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problema-ABP (PBL-Problem Based Learning). A metodologia utilizada teve um caráter qualitativo, orientada pela pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados por intermédio desta metodologia, tendo como um dos resultados da investigação a elaboração de aplicativo didático, para disseminação e uso como material de apoio para favorecer o processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos dos cursos de engenharia. Pode-se verificar por meio do questionário aplicado que é possível implementar alternativas pedagógicas baseadas em tópicos problematizados, sem ter que realizar modificações curriculares e na organização de assuntos e conteúdos, e que também se podem combinar metodologias em disciplinas que estão em sincronia com as funções reais de engenharia, representadas na análise, desenho, projeto e desenvolvimento, com avaliação de soluções em benefício do aprendizado, bem como a conquista de competências que contribuam para a formação profissional dos acadêmicos.

Publicado

2022-07-20

Número

Sección

Produtos Educacionais