COLLABORATIVE ONLINE INTERNATIONAL LEARNING: REVISÃO DE LITERATURA PARA UM MODELO DE INTERCÂMBIO VIRTUAL COMO ALTERNATIVA DE INTERNACIONALIZAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Roberta Caroline Raucher do Canto Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
  • Dario Eduardo Amaral Dergint Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rosângela de Fátima Stankowitz
  • Mauricio Alves Mendes

Resumo

A internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) é complexa, devido às inúmeras atividades, áreas e abrangência que englobam o cenário acadêmico. As constantes mudanças, impulsionadas pela globalização, demandam competência internacional na formação dos futuros profissionais. Nesse contexto, a internacionalização curricular é imprescindível para as diretrizes de instituições de ensino comprometidas com os desafios do século XXI. Assim, as ações de Internacionalização em Casa (IeC) contribuem com o processo de aprendizagem e com o desenvolvimento das competências requeridas para os profissionais do futuro. Este estudo tem como objetivo identificar como um modelo do Collaborative Online International Learning (COIL) pode contribuir para o processo de internacionalização. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de artigos científicos e uma leitura analítica e interpretativa das definições e características do COIL. Identificou-se que o COIL foi definido como um modelo de intercâmbio virtual e uma proposta de internacionalização. O modelo COIL sugere um ensino que integra o processo de aprendizagem do ensino superior com a inclusão de práticas colaborativas e tecnologias de informação e comunicação para conectar virtualmente os alunos em salas de aulas. Pode-se considerar que o COIL realiza a ponte entre as diversas IES e possibilita a internacionalização curricular, além do desenvolvimento acadêmico e a melhoria dos processos de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Roberta Caroline Raucher do Canto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

Graduada em Administração de Empresas, com ênfase no Comércio Exterior, Pós-Graduada em Gestão Pública com Habilitação em Gestão Pessoas (Lato Sensu). Servidora Pública Federal - Atuando no cargo de Técnico-Administrativo em Educação desde 2012.Em1996 Curso de graduação em Ciências Econômicas na UFPR-Universidade Federal do Paraná.1996 a 1998 Experiência Internacional: Residência em Los Angeles-California-USA, estágios, experiências profissionais, intensivo avançado de inglês - Berlitz School, cursos Técnicos no SoCal Roc (Southern California Regional Occupational Center), El Camino College e na UCLA- University of California estudos na área de fotografia, inglês moda, hotelaria e design.1999 Curso de Moda e Design na Universidade Tuiuti do Paraná.1999 a 2002 Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior na UP Universidade Positivo.2012 a 2013 Pós-graduação: Gestão Pública com Habilitação em Gestão Pessoas no IFPR Instituto Federal do Paraná. 2019 Mestrado em Tecnologia e Sociedade - UTFPR.2000 a 2002 Estágio setor público na área de Infraestrutura, DER-PR.2004 a 2008 Proprietária da empresa de exportação Canto Brasil Jeans gestora no processo de produção e de Exportação de Calça Jeans.2009 a 2012 Atuação no mercado de Publicidade e Propaganda a Empresa de Representação Resultado Consultoria(http://www.consultoriaresultado.com.br), atividades de operação comercial e venda na representação de grandes Grupos de Comunicações com o Jornal O Globo, Gazeta do Povo, Grupo GRPCOM, Grupo RAC, Editora TRIP, Gol Linhas aérea, JL, Correio da Bahia Readers Digest, Meio&Mensagem. Atendimento comercial de grandes agências publicitárias e empresas anunciantes nacionais como O Boticário, Herbarium, GVT e multinacionais HSBC, Renault, Nissan.2012 iniciei da carreira estatutária como Técnico-Administrativo da Educação - Servidora Federal no IFPR Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica do estado do Paraná. 2013 Coordenadora de Capacitação no desenvolvimento, coordenação, criação de controles, rotinas, fluxos dos processos para promover a qualificação e o aperfeiçoamento profissional da Instituição em 14 campi do Paraná.2014 Colaboração Técnica para atuar Direção de Ensino do Campus Curitiba do IFPR assessorando a Direção do Campus nas atividades acadêmicas e eventos.2015 Colaboração Técnica na UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná, DIRINTER Diretoria de Relações Internacionais atuando em acordos de cooperação e Dupla diplomação com instituições estrangeiras.2016 Coordenação do Programa de Pró-gradação de Engenharia Mecânica e Materiais PPGEM/UTFPR.2019 DERINT - Departamento de Relações internacionais na UTFPR.

Dario Eduardo Amaral Dergint, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Sciences de l'Homme e Technologie pela Universitè de Technologie de Compiègne e Professor  do Departamento Acadêmico de Eletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Rosângela de Fátima Stankowitz

Doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Professora do Departamento Acadêmico de Eletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mauricio Alves Mendes

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor do Departamento Acadêmico de Eletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2022-07-20

Edição

Seção

Revisão Teórica