SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA TMC BASEADA EM UEPS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO MODELO DO ÁTOMO DE BOHR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Savana dos Anjos Freitas Donadello Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM).
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM).

Resumo

Com a evolução da sociedade, a educação acaba tendo a necessidade de acompanhar e buscar novas estratégias de ensino que auxilie professores e alunos no ensino-aprendizado de Ciências. Por conseguinte, este artigo tem como objetivo contribuir com a educação em Ciências no Ensino Fundamental por meio da apresentação de sequências didáticas sob a perspectiva da Teoria da Mediação Cognitiva baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas que foram criadas e aplicadas durante uma pesquisa de mestrado, após a observação dos alunos no decorrer das aulas. Portanto, este artigo trará aspectos essenciais da Teoria da Mediação Cognitiva e das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, que inspiraram a criação dessa sequência didática e, posteriormente, três exemplos distintos tendo como tema central o modelo do átomo de Bohr, conteúdo desenvolvido no 9º ano do Ensino Fundamental, e que pode ser utilizado e modificado conforme a disciplina, nível de ensino e contexto da escola.

Biografia do Autor

Savana dos Anjos Freitas Donadello, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM).

Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2019) pela Universidade Luterana do Brasil. Licenciatura em Física (2016) pela Universidade Luterana do Brasil. Supervisão Escolar (2018) pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atuou como bolsista de iniciação científica (2013-2014) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2014-2016). Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil realizando pesquisas na área de ensino de Física no Ensino Fundamental e Médio e análises gestuais no processo de ensino e aprendizagem.

Agostinho Serrano de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM).

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, em especial no Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Tecnologia de Informação (TI), atuando principalmente nos seguintes temas: Investigação de Evolução Conceitual com o uso de Simulações e Modelagem Computacional, Novos Referenciais Teóricos em TI e aquisição de representações científicas por meio de TI em sala de aula.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Edição

Seção

Produtos Educacionais