GUIA DO EDUCADOR PARA A ANIMAÇÃO “OS GUARDIÕES DA BIOSFERA – EPISÓDIO: CERRADO”

Autores

  • Amanda Séllos Rodrigues FIOCRUZ
  • Priscilla Guimaraes Zanella Diniz FIOCRUZ/PUC Minas
  • Flávia Lage Pessoa da Costa PUC Minas
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros PUC Minas/ UEMG/ Fiocruz

Resumo

O objetivo do guia é explorar a história apresentada no Episódio Cerrado da animação “Os guardiões da biosfera” e promover a potencialização da aprendizagem deste bioma, em um viés ecológico, através da proposição de uma atividade que possa ser trabalhada em sala de aula com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. No Episódio Cerrado da animação “Os guardiões da biosfera”, quatro crianças, consideradas os guardiões da biosfera, chegam ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, no interior da Bahia. Lá encontram um garimpeiro que tem nessa atividade o único sustento de sua família. Através do conhecimento sobre a flora e fauna local, os guardiões demonstram formas de proteger o Cerrado e sua importância para todos os biomas existentes no Brasil. A animação é também uma ferramenta para promover a reflexão e provocar debates pelas crianças e jovens sobre o que tem sido feito para proteger este bioma e sua importância para a manutenção da vida. 

Biografia do Autor

Amanda Séllos Rodrigues, FIOCRUZ

Doutoranda em Ensino de Biociências e Saude pela Fiocruz. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019). Especialista em Ensino de Ciências e Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Possui graduação em licenciatura (2016) e Bacharel (2017) em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista Capes pelo Programa Ciências sem Fronteiras com graduação sanduíche realizada na Noruega (2014-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, inclusão, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e jogos didáticos.

Priscilla Guimaraes Zanella Diniz, FIOCRUZ/PUC Minas

Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É especialista em Ensino de Ciências por Investigação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e licenciatura em Música com habilitação em flauta doce pela Universidade do Estado de Minas Gerais. É professora efetiva de Ciências e Biologia na Escola Estadual Professor Caetano Azeredo. Tem experiência e interesse nas áreas de Educação Musical, Ensino de Ciências e Ensino de Biologia.

Flávia Lage Pessoa da Costa, PUC Minas

Possui graduação (Licenciatura) em Ciências Biológicas (UFMG), Especialização em Ensino de Ciências e Biologia (PUC-MG), Mestrado e Doutorado em Medicina Molecular (UFMG). Tem experiência nas áreas de medicina molecular, farmacologia e neurociência, atuando principalmente nos seguintes temas: neurotransmissões, mecanismo de ação de anestésicos intravenosos e inalatórios, neuroproteção, sinalização intracelular de cálcio, neurofarmacologia, neurofisiologia do aprendizado, estudo dos transtornos de aprendizagem e em divulgação científica. Também apresenta experiência na área de educação, lecionando para ensino fundamental, médio, pré-vestibulares e cursos de pós-graduação. Autora de questões para concursos públicos na área educacional e parecerista de revistas científicas. Professora na Educação Básica. Coordenadora da área de Ciências e Biologia em rede privada na Educação Básica. Professora adjunta I da PUC Minas. Coordenadora de pós-graduação na PUC-Minas.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, PUC Minas/ UEMG/ Fiocruz

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestrado em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2014) e Pós-Doutorados em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2016 e 2018). Trabalha, como Professor Adjunto IV, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, associado ao Departamento de Ciências Biológicas; é Coordenador Geral dos cursos de Formação de Professores, do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia e Professor dos cursos de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade, Microbiologia e Neurociência & Educação, ofertados pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Participa como Pesquisador dos Grupos de Pesquisa intitulados (Ciência, Arte, Saúde e Alegria: Cultura e Desenvolvimento) do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz e (Núcleo de Estudos sobre Educação, Meio Ambiente e Saúde) da Universidade do Estado de Minas Gerais. É credenciado como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - PG-EBS (nota 6 na Avaliação Quadrienal da CAPES, em 2017) do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro. Trabalha na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), como Professor, lecionando a disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

Downloads

Publicado

2022-12-07

Edição

Seção

Produtos Educacionais