SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE CLONAGEM E FERMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Daniele Bremm Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de Sequência Didática (SD) sobre as temáticas: Clonagem e Fermentação, para o ensino de conceitos ligados à Teoria Celular, ao primeiro ano do Ensino Médio (EM), de forma a facilitar o ensino desses conceitos e desmistificar concepções equivocadas. O desenvolvimento deste produto educacional ocorreu durante o mestrado acadêmico em Ensino de Ciências. As apostas para a produção dessa SD apresentam o diálogo entre a utilização de Textos de Divulgação Científica (TDC), do processo de Experimentação Investigativa e da Investigação-Formação-Ação em Ensino de Ciências (IFAEC), que possui como princípios: os movimentos reflexivos e aprofundamentos investigativos. Para além disso, a SD segue o referencial de Zabala, permitindo a realização do processo de ensino de forma a atingir as dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal em relação ao conteúdo. Nossa análise aponta para a importância da IFAEC como mecanismo para desencadear a construção de conhecimentos, valorizando as vivências dos alunos, seus argumentos e instigando a reflexões críticas durante todo o processo de ensino.

Biografia do Autor

Daniele Bremm, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Bolsista Institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduada em Ciências Biológicas- Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID período 2016), foi também bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências SESu/ MEC/ FNDE período 2017 a 2019) e foi bolsista CNPq de Apoio Técnico a Pesquisa- nível 1A (período 2020/1). Tem pesquisado sobre Ensino de Ciências, com ênfase nos Processos de Formação de Professores de Ciências e Biologia. É participante dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) - UFFS, Cerro Largo/RS.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. Formação de Professores. Investigação-Formação-Ação em Ciências. Narrativas Pensamento Crítico em Ciências. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Edição

Seção

Produtos Educacionais