PROPOSTA DE TAREFAS PARA MOBILIZAÇÃO DE CAPACIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO UTILIZANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

  • Carlos Augusto Luz Universidade Estadual de Londrina (UEL). SEED/PR
  • André Luis Trevisan UTFPR

Resumo

No intuito de investigar recursos e estratégias de ensino e de aprendizagem que permitam aos alunos mobilizar de forma intencional e explícita capacidades do pensamento crítico (PC), a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) mostra-se como uma possibilidade. Nosso objetivo aqui é apresentar um produto educacional, na forma de uma sequência de tarefas envolvendo a utilização de HQs destinada ao 2º ano do Ensino Médio e associada ao conteúdo estruturante Biogeoquímica, mais especificamente, a Termoquímica para mobilização de algumas das capacidades do PC. As etapas que serviram para elaboração dessa proposta de produto educacional incluíram o desenvolvimento de tarefas que requeriam a mobilização de conhecimento científico e capacidades do PC. Para implementação, sugere-se que as aulas sejam organizadas em três momentos: apresentação da sequência de tarefas aos alunos, realização das tarefas pelos alunos e síntese e avaliação do trabalho realizado. Destaca-se, aqui, o potencial de replicabilidade da sequência didática na medida em que o professor pode aplicá-la diretamente em sua turma como aqui proposto ou propor ajustes em função de seus objetivos de ensino, promovendo o envolvimento dos alunos a partir da proposição de questões incitativas do uso de capacidades do PC.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Luz, Universidade Estadual de Londrina (UEL). SEED/PR

Mestre e doutorando em Química pela Universidade Estadual de Londrina. Professor da Educação Básica (SEED/PR)

André Luis Trevisan, UTFPR

Doutor en Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2013. Professor do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina/PR

Downloads

Publicado

2022-12-07

Edição

Seção

Produtos Educacionais