ROTEIROS EXPERIMENTAIS PARA AUDIODESCRIÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES SEMIÓTICAS

Autores

  • Claudio Roberto Machado Benite Universidade Federal de Goiás
  • Amanda Alves Arrais de Morais Universidade Federal de Goiás
  • Gustavo Nobre Vargas Universidade Federal de Goiás
  • Fernanda Araújo França Universidade Federal de Goiás
  • Anna Maria Canavarro Benite Universidade Federal de Goiás

Resumo

A acessibilidade visa igualdade dos diferentes sujeitos na sociedade, compreendendo que pessoas com características variadas demandam intervenções conforme suas especificidades. Neste estudo evidenciamos contribuições semióticas de elementos essenciais à elaboração de roteiros acessíveis que possam ser usados como instrumento de mediação para audiodescrição (AD), de aulas experimentais no ensino de Química visando a participação autônoma de alunos com deficiência visual (DV), com o auxílio de tecnologia assistiva. Com elementos da pesquisa-ação, as aulas experimentais de Química propostas pelo Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) em parceira com uma instituição estadual de apoio a pessoas com deficiência visual foram realizadas em ciclos-espirais de quatro etapas: planejamento, ação e observação, reflexão e replanejamento; sendo essas ministradas com a participação dos DV. Nossos resultados sinalizam que a AD acompanhada de roteiros experimentais impressos em Braille e em fonte de letra aumentada podem promover participações mais autônomas desses alunos em atividades até então excludentes para esse público. Concluímos pela Semiótica de Peirce como os DV podem reconhecer e interpretar as características instrumentais e as particularidades procedimentais dos experimentos mediados pela AD a partir das inferências mentais que aparecem inicialmente como qualidade, depois como relação com algo já conhecido e, por fim, como interpretação por meio dos signos que compõem o pensamento e que são organizados pela linguagem.

Biografia do Autor

Claudio Roberto Machado Benite, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás

Amanda Alves Arrais de Morais, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás

Gustavo Nobre Vargas, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás

Fernanda Araújo França, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás

Anna Maria Canavarro Benite, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2022-12-07

Edição

Seção

Revisão Teórica