SALA DE AULA INVERTIDA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINAGEM DOS SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU

Autores

  • Joelma Kominkiewicz Scolaro Universidade de Passo Fundo - UPF.
  • Juliano Tonezer da Silva Universidade de Passo Fundo - UPF.

Resumo

A sala de aula invertida, que engloba o ensino presencial e online, é um método didático pedagógico que propõe a inversão do modelo tradicional de ensino. O que era realizado na escola é executado em casa, de forma autônoma, e as atividades de casa realizadas em sala de aula, sob a coordenação do professor. Nesse contexto, foi elaborado um produto educacional na forma de uma sequência de atividades para ensinagem dos sistemas de equações polinomiais do 1º grau com duas incógnitas, conforme os três momentos da sala de aula invertida: antes da aula, durante a aula e depois da aula. Este foi organizado em treze encontros e aplicado em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental, composta por vinte e quatro alunos. Os resultados demonstraram que a sequência de atividades permitiu a inserção das tecnologias digitais, proporcionando aos participantes tornarem-se ativos em seu processo de ensinagem apresentando indícios de aprendizagem e aquisição de conhecimento.

Biografia do Autor

Joelma Kominkiewicz Scolaro, Universidade de Passo Fundo - UPF.

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Professora de Matemática na Rede Marista – SC.

Juliano Tonezer da Silva, Universidade de Passo Fundo - UPF.

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Produtos Educacionais