UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE WEBCONFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Autores

  • Cássio Gomes Rosse Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ)
  • Glauca Torres Aragon Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Cleide Ferreira da Silva Albuquerque Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC/RJ)
  • Maria de Fátima Alves Oliveira Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ)

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que tem crescido exponencialmente no Brasil na última década. Atualmente estão disponíveis uma série de recursos que promovem a interação entre estudantes e docentes em tempo real, é o caso das webconferências. Nesse estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico no período de 2009 a 2020 sobre a utilização dessa ferramenta no ensino a distância no Brasil. Apesar das possibilidades interativas potencialmente proporcionadas pela ferramenta, os docentes ainda fazem uso predominantemente expositivo, com pouca participação dos estudantes nas atividades propostas. A cultura de ensino tradicional que valoriza o docente como centro do processo de ensino e aprendizagem também se faz presente na EaD. Além disso, os problemas técnicos da ferramenta, assim como a baixa proficiência dos usuários são fatores que contribuem para o uso mais limitado das webconferências. O artigo apresenta algumas práticas que podem auxiliar as equipes gestoras a dinamizar o ambiente das conferências, envolvendo e engajando com maior protagonismo os estudantes nesses espaços. No entanto, ainda é necessário a realização de novos estudos que tragam luz sobre o impacto das webconferências no engajamento, motivação e desempenho acadêmico dos estudantes.

Biografia do Autor

Cássio Gomes Rosse, Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ)

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz. Professor de Biologia e Ciências na Educação Básica e mediador presencial de cursos de graduação do consórcio CEDERJ.

 

Glauca Torres Aragon, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Doutora em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Coordenadora de disciplina do CEDERJ.

Cleide Ferreira da Silva Albuquerque, Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC/RJ)

Doutora em Biociências e Biotecnologia com ênfase em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Coordenadora de Disciplina do CEDERJ e professora da rede FAETEC.

Maria de Fátima Alves Oliveira, Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ)

Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz. Docente no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz).

Downloads

Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Revisão Teórica