DOSSIÊ PESQUISA TRANSLACIONAL E PRODUTOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília (UnB)
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília (UnB)
  • Michel Corci Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Roberto Vinícios Lessa do Couto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Neste editorial do Dossiê Pesquisa Translacional e Produtos Educacionais no Ensino de Física, é feita a apresentação e a análise da constituição dos 48 artigos aceitos para o comporem (entre 70 submetidos), distribuídos em três revistas científicas: Revista de Enseñanza de la Fisica (REF), Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) e Revista Vitruvian Cognitiones (RVC). Inicialmente, realiza-se breve introdução que aborda o Ensino de Física no Brasil e sua usa relação com as pesquisas translacionais, escopo deste editorial. Após, apresenta-se a meta-análise em conjunto com o emprego de técnicas de análise de conteúdo, para, então, aplicá-las ao corpus produzido a partir desses artigos. Como resultado, percebeu-se que as pesquisas buscam a aprendizagem significativa dos conceitos físicos por meio do uso de diferentes metodologias de ensino (ou abordagens didáticas), buscando relacionar esses conhecimentos com o contexto social dos estudantes. Por fim, apresentam-se as considerações finais mais impactantes e chama-se a comunidade acadêmica para leitura e apreciação dos artigos publicados.

Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília (UnB)

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Centro Internacional de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília (UnB)

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Centro Internacional de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília.

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Departamento Acadêmico de Física, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Roberto Vinícios Lessa do Couto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Editorial