RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) DE CONTEÚDOS DE TERMOLOGIA

Autores

  • Caroline Maria Ghiggi Universidade de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Patrick Alves Vizzoto Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Resumo

Este artigo traz a descrição de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como produto educacional que busca ofertar subsídio para a abordagem dos conceitos de termologia no contexto dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Durante esse período, foram realizadas atividades como a exibição de vídeos, a realização de aulas experimentais, a exploração e discussão de conceitos, bem como a promoção de atividades colaborativas. Para finalizar a unidade, uma palestra sobre Astronomia foi utilizada como estratégia para a reconciliação integradora, com uma nova apresentação de significados dos conceitos de termologia em situações-problema de complexidade mais alta. A UEPS foi elaborada seguindo a sequência de passos proposta por Moreira (2011), e consistiu em nove encontros conduzidos em uma turma de oitavo ano. Após a aplicação da UEPS, foi possível constatar indícios dede Aprendizagem Significativa na maioria dos participantes. O objetivo principal deste artigo é relatar a sequência didática aplicada, destacando como ela foi implementada no contexto escolar.

Biografia do Autor

Caroline Maria Ghiggi, Universidade de Passo Fundo

Licenciada em Física e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo. Atualmente, é bolsista PROSUC I/CAPES no doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Bolsista produtividade CNPq.  Atua nos programas de pós-graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) com estudos na Universidad de Alcalá de Henares – España. Atualmente, é professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, vinculada à Área/Departamento de Física.

Patrick Alves Vizzoto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa. É doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos