RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) DE CONTEÚDOS DE TERMOLOGIA
Resumo
Este artigo traz a descrição de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como produto educacional que busca ofertar subsídio para a abordagem dos conceitos de termologia no contexto dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Durante esse período, foram realizadas atividades como a exibição de vídeos, a realização de aulas experimentais, a exploração e discussão de conceitos, bem como a promoção de atividades colaborativas. Para finalizar a unidade, uma palestra sobre Astronomia foi utilizada como estratégia para a reconciliação integradora, com uma nova apresentação de significados dos conceitos de termologia em situações-problema de complexidade mais alta. A UEPS foi elaborada seguindo a sequência de passos proposta por Moreira (2011), e consistiu em nove encontros conduzidos em uma turma de oitavo ano. Após a aplicação da UEPS, foi possível constatar indícios dede Aprendizagem Significativa na maioria dos participantes. O objetivo principal deste artigo é relatar a sequência didática aplicada, destacando como ela foi implementada no contexto escolar.