ENSINANDO FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA COM MATERIAIS DO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Jânio de Sousa Leal
  • Haroldo Reis Alves de Macêdo Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Resumo

A Física Moderna e Contemporânea é uma parte da Física pouco explorada no Ensino Médio, mesmo estando previstos nos documentos legais e cada vez mais presente na vida cotidiana da maioria da população através dos diversos recursos tecnológicos disponíveis. Os estudantes usam esses recursos, mas não sabem como funcionam. A fim de contribuir para o estudo da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio propomos uma transposição didática através do uso da experimentação com materiais de baixo custo, fácil aquisição e rápida montagem. Montamos três experimentos sobre o efeito fotoelétrico e suas aplicações no cotidiano, tal como o funcionamento dos controles remotos e acionamento automático de equipamentos. Os experimentos foram aplicados em sala de aulas na 3° série do Ensino Médio e realizada uma explicação dos fenômenos observados. Verificamos um maior engajamento e interesse dos alunos o que nos levou a considerar nossa proposta como uma contribuição viável ao ensino de Física Moderna e Contemporânea de forma experimental para o ensino médio.

Biografia do Autor

Jânio de Sousa Leal

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Haroldo Reis Alves de Macêdo, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais do IFPI.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos