ALÉM DAS FRONTEIRAS DISCIPLINARES: INTEGRAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA, LINGUAGEM E SEMIÓTICA NO ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES SURDOS

Autores

  • Iratanio Magnum de Souza Serpa Silva
  • Danilo Andrade de Meneses

Resumo

Este ensaio interdisciplinar permeia os campos da Neurociência, Linguística e Semiótica para investigar possíveis melhorias nas estratégias didáticas para o Ensino de Física em pessoas com surdez. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória pela plataforma connected papers, onde procurou-se relações interdisciplinares entre a semiótica de Peirce e Vergnaud, a neurociência cognitiva do cérebro da pessoa com surdez de Valadão e Amaral, e a perspectiva de linguagem na pessoa com surdez de Furth e Santana. Nos resultados encontrou-se que a semiótica pode fornecer uma melhor compreensão do sistema sígnico e simbólico do ensino de física durante a fase de observação da aula; a neurociência cognitiva se faz crucial no entendimento da neuroplasticidade cross-modal, que possibilita a reconstrução de sinapses no cérebro do aluno com surdez, de forma adaptativa; e a linguagem fornece contribuições ao possibilitar o uso da metacognição imagética no contexto da aula de física. Conclui-se que existe uma necessidade de melhoria no sistema comunicativo entre a pessoa com surdez e o professor. Este, estando a par dos pontos cruciais supracitados, pode melhorar suas estratégias didáticas para o ensino de física da pessoa com surdez.

Biografia do Autor

Iratanio Magnum de Souza Serpa Silva

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Danilo Andrade de Meneses

Mestre em História das ciências, das técnicas e epistemologia (HCTE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos