ALÉM DAS FRONTEIRAS DISCIPLINARES: INTEGRAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA, LINGUAGEM E SEMIÓTICA NO ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES SURDOS
Resumo
Este ensaio interdisciplinar permeia os campos da Neurociência, Linguística e Semiótica para investigar possíveis melhorias nas estratégias didáticas para o Ensino de Física em pessoas com surdez. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória pela plataforma connected papers, onde procurou-se relações interdisciplinares entre a semiótica de Peirce e Vergnaud, a neurociência cognitiva do cérebro da pessoa com surdez de Valadão e Amaral, e a perspectiva de linguagem na pessoa com surdez de Furth e Santana. Nos resultados encontrou-se que a semiótica pode fornecer uma melhor compreensão do sistema sígnico e simbólico do ensino de física durante a fase de observação da aula; a neurociência cognitiva se faz crucial no entendimento da neuroplasticidade cross-modal, que possibilita a reconstrução de sinapses no cérebro do aluno com surdez, de forma adaptativa; e a linguagem fornece contribuições ao possibilitar o uso da metacognição imagética no contexto da aula de física. Conclui-se que existe uma necessidade de melhoria no sistema comunicativo entre a pessoa com surdez e o professor. Este, estando a par dos pontos cruciais supracitados, pode melhorar suas estratégias didáticas para o ensino de física da pessoa com surdez.