A PLATAFORMA ARDUINO E SEU POTENCIAL COMO FERRAMENTA DE EXPLICITAÇÃO DE INVARIANTES OPERATÓRIOS RELACIONADOS AOS CONCEITOS DE VELOCIDADE E ACELERAÇÃO

Autores

  • Patrick Luiz Guevara Delgado Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul
  • Lisiane Barcellos Calheiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

A sociedade está imersa, cada vez mais, em um mundo no qual as tecnologias estão presentes em nosso dia a dia, de forma que os recursos tecnológicos não ficam de fora do contexto escolar. Neste artigo apresentamos, como produto educacional, uma montagem experimental utilizando a plataforma Arduino para introduzir os conceitos de velocidade e aceleração. A pesquisa foi implementada em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. Utlizamos, como referencial metodológico, a Aprendizagem Baseada em Projetos, visando desenvolver e estimular o uso de ferramentas tecnológicas no contexto escolar. Para análise dos resultados utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais buscando responder a seguinte questão de pesquisa: Quais invariantes operatórios sobre velocidade e aceleração podem ser mobilizados a partir de situações-problema tendo o Arduino como um produto educacional? O uso do dispositivo em sala de aula permitiu não apenas demonstrar e visualizar o movimento executado durante a ação, mas também realizar análise de gráficos, tornando a aula lúdica e ao mesmo tempo capaz de exigir dos alunos um pensamento crítico na análise das situações-problema a eles apresentadas. Como resultados foi possível verificar que os estudantes mobilizaram diferentes teoremas e conceitos-em-ação que apontaram para um possível domínio do Campo Conceitual abordado.

Biografia do Autor

Patrick Luiz Guevara Delgado, Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Atualmente, é professor de física na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Lisiane Barcellos Calheiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), incluindo o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos