A PLATAFORMA ARDUINO E SEU POTENCIAL COMO FERRAMENTA DE EXPLICITAÇÃO DE INVARIANTES OPERATÓRIOS RELACIONADOS AOS CONCEITOS DE VELOCIDADE E ACELERAÇÃO
Abstract
A sociedade está imersa, cada vez mais, em um mundo no qual as tecnologias estão presentes em nosso dia a dia, de forma que os recursos tecnológicos não ficam de fora do contexto escolar. Neste artigo apresentamos, como produto educacional, uma montagem experimental utilizando a plataforma Arduino para introduzir os conceitos de velocidade e aceleração. A pesquisa foi implementada em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. Utlizamos, como referencial metodológico, a Aprendizagem Baseada em Projetos, visando desenvolver e estimular o uso de ferramentas tecnológicas no contexto escolar. Para análise dos resultados utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais buscando responder a seguinte questão de pesquisa: Quais invariantes operatórios sobre velocidade e aceleração podem ser mobilizados a partir de situações-problema tendo o Arduino como um produto educacional? O uso do dispositivo em sala de aula permitiu não apenas demonstrar e visualizar o movimento executado durante a ação, mas também realizar análise de gráficos, tornando a aula lúdica e ao mesmo tempo capaz de exigir dos alunos um pensamento crítico na análise das situações-problema a eles apresentadas. Como resultados foi possível verificar que os estudantes mobilizaram diferentes teoremas e conceitos-em-ação que apontaram para um possível domínio do Campo Conceitual abordado.