EXPLORANDO A NATUREZA RADIATIVA DO SOL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO A DINÂMICA DOS GASES SIMULADA COM APPLETS

Autores

  • Aline Cruz do Nascimento Centro de Excelência Doutor Milton Dortas
  • Ana Figueiredo Maia Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Sérgio Scarano Junior Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Resumo

O avanço tecnológico tem ganhado espaço na área educacional com a discussão e defesa da importância de usar ferramentas computacionais para auxiliar a aprendizagem de conteúdos complexos. Desde 2020, isso se tornou fundamental devido ao fechamento das escolas e ao ensino remoto obrigatório causado pela pandemia da COVID-19. Neste trabalho, utilizamos ferramentas digitais de ensino em uma sequência didática acerca da Lei Geral dos Gases Ideais, tendo o Sol como tema motivador. Planejamos a sequência didática utilizando o método Jigsaw, permitindo a dedução da Lei Geral dos Gases Ideais a partir dos resultados de grupos de estudantes para as leis de Boyle, Charles, Gay-Lussac e Avogadro, junto com a interpretação microscópica das variáveis macroscópicas simuladas (temperatura, pressão e volume). Para estudar as propriedades gerais dos gases, utilizamos a simulação interativa "Propriedade dos Gases" do projeto PhET® Colorado. Fornecemos subsídios e tutoriais para tornar o aprendizado mais lúdico, permitindo que os estudantes estudassem as leis e, ao final, resolvessem um desafio para encontrar a equação da Lei Geral dos Gases Ideais e discuti-la. Além de expandir os conteúdos do currículo básico, exploramos a presença dos gases ideais na estrela solar e em diferentes tipos de transformações. Por meio dessa dinâmica, foi possível observar que os estudantes aprofundarem conhecimentos acerca da relação entre o Sol e a Termodinâmica, sobretudo como o Sol, por boa parte de seu tamanho, pode ser tratado como um gás ideal, ajudando a compreender e extrapolar a distribuição de sua pressão, de seu volume e de sua temperatura.

Biografia do Autor

Aline Cruz do Nascimento, Centro de Excelência Doutor Milton Dortas

Mestre em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, leciona como professora de física no Centro de Excelência Doutor Milton Dortas.

Ana Figueiredo Maia, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

Sérgio Scarano Junior, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Astrofísica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (DFI/CCET/UFS).

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos