EXPLORANDO A NATUREZA RADIATIVA DO SOL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO A DINÂMICA DOS GASES SIMULADA COM APPLETS
Resumen
O avanço tecnológico tem ganhado espaço na área educacional com a discussão e defesa da importância de usar ferramentas computacionais para auxiliar a aprendizagem de conteúdos complexos. Desde 2020, isso se tornou fundamental devido ao fechamento das escolas e ao ensino remoto obrigatório causado pela pandemia da COVID-19. Neste trabalho, utilizamos ferramentas digitais de ensino em uma sequência didática acerca da Lei Geral dos Gases Ideais, tendo o Sol como tema motivador. Planejamos a sequência didática utilizando o método Jigsaw, permitindo a dedução da Lei Geral dos Gases Ideais a partir dos resultados de grupos de estudantes para as leis de Boyle, Charles, Gay-Lussac e Avogadro, junto com a interpretação microscópica das variáveis macroscópicas simuladas (temperatura, pressão e volume). Para estudar as propriedades gerais dos gases, utilizamos a simulação interativa "Propriedade dos Gases" do projeto PhET® Colorado. Fornecemos subsídios e tutoriais para tornar o aprendizado mais lúdico, permitindo que os estudantes estudassem as leis e, ao final, resolvessem um desafio para encontrar a equação da Lei Geral dos Gases Ideais e discuti-la. Além de expandir os conteúdos do currículo básico, exploramos a presença dos gases ideais na estrela solar e em diferentes tipos de transformações. Por meio dessa dinâmica, foi possível observar que os estudantes aprofundarem conhecimentos acerca da relação entre o Sol e a Termodinâmica, sobretudo como o Sol, por boa parte de seu tamanho, pode ser tratado como um gás ideal, ajudando a compreender e extrapolar a distribuição de sua pressão, de seu volume e de sua temperatura.