O ENSINO DE FÍSICA NO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (UPT) DA UFRB: TECENDO ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Klayton Santana Porto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Rita de Cácia Santos Chagas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Luana Silva Santana Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as ações desenvolvidas no ensino de Física do UPT/UFRB, no ano de 2022, de modo a tecer algumas reflexões sobre estas ações e as principais dificuldades enfrentadas em seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho, desenvolvemos uma pesquisa documental e colaborativa, de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram consideradas as gravações das reuniões mensais de planejamento da área de Física, desenvolvidas pelo coordenador da área juntamente com três professores/monitores, referentes aos meses de junho a novembro de 2022. Estas reuniões foram conduzidas de modo que constituíssem um grupo focal. Os resultados nos mostram que as ações desenvolvidas no ensino de Física contribuíram para trazer diversos benefícios para estes estudantes e para os professores/monitores, dentre estes, destacamos a melhoria no desempenho no ENEM e em vestibulares de universidades públicas baianas; estímulo à continuidade dos estudos e, não menos importante, destacamos a formação dos professores/monitores, uma vez que estes foram envolvidos em um curso de formação, desenvolvido ao longo de todas as etapas do Programa.

Biografia do Autor

Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana.

Rita de Cácia Santos Chagas , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Filosofia e Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana.

Luana Silva Santana , Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

Mestre em Bioenergia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Professora na Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), em Vitória da Conquista.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos