SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE DILATAÇÃO TÉRMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE FÍSICA TÉRMICA

Autores

  • Felipe Aragão Freire
  • Adjane da Costa Tourinho e Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Divanizia do Nascimento Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Elton Daniel Oliveira do Nascimento

Resumo

A importância da criação e manutenção de ambientes que proporcionem uma sociedade cientificamente alfabetizada tem ganhado cada vez mais espaço no campo da pesquisa em Educação em Ciências. O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) tem se destacado como um potencial promotor da Alfabetização Científica. Trata-se de uma abordagem didática que permite aos alunos a apropriação de formas de construção de conhecimentos por meio do engajamento em práticas características de comunidades científicas disciplinares. Dentre as possibilidades para o desenvolvimento do EnCI, a utilização de Sequências de Ensino Investigativas (SEI) demonstra ser um caminho viável. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a estruturação e o desenvolvimento de uma SEI sobre dilatação térmica, analisando as suas relações com as práticas epistêmicas performadas pelos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2º ano do nível médio de uma escola pública do Nordeste, durante três encontros virtuais em momentos destinados à disciplina Física, no período da pandemia da Covid-19. A análise considerou categorias de práticas epistêmicas presentes na literatura e outras elaboradas durante a pesquisa. Verificou-se que a estrutura da SEI favoreceu o desenvolvimento de uma variedade de práticas epistêmicas, prevalecendo aquelas inseridas na instância social de comunicação do conhecimento. O artigo também contribui para a reflexão sobre materiais didáticos que se voltam para o favorecimento da Alfabetização Científica a partir de práticas epistêmicas em ambientes virtuais de aprendizagem, fato que ainda se constitui em uma lacuna na produção acadêmica voltada a este conceito.

Biografia do Autor

Felipe Aragão Freire

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Adjane da Costa Tourinho e Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduiche na Pennsylvania State University. É professora titular aposentada da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Divanizia do Nascimento Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Elton Daniel Oliveira do Nascimento

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos