JOGOS DIDÁTICOS À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: TRAÇADOS TEÓRICOS E PRÁTICOS
Resumo
O presente artigo visa socializar uma pesquisa que objetivou levantar subsídios teórico-metodológicos para construção de um protocolo de planejamento para a elaboração de jogos didáticos analógicos e digitais, passível de ser utilizado na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia. O referido protocolo é resultado da adaptação e expansão do modelo proposto por Stange (2017; 2018). Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, na modalidade exploratória. Para atingir seu propósito a fundamentação teórica contemplou a aprendizagem a partir da perspectiva significativa e o papel dos jogos didáticos enquanto estratégia de ensino, seguida de uma breve revisão da literatura sobre a temática proposta. Como resultado, o “Protocolo de planejamento de jogos analógicos e digitais de Ciências e Biologia” prevê a construção de uma base conceitual e operacional para a execução das atividades, seja na elaboração de objetivos, no domínio conceitual e metodológico, localização curricular, bem como para avaliação de outros jogos didáticos analógicos e digitais.