UMA PROPOSTA DE ENSINO DA ESCRITA PARA ENGAJAR OS ALUNOS NA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Franciele Andriane da Costa Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Resumo

Dada a importância que a cultura digital tem para a sociedade contemporânea, sobretudo no espaço que a BNCC dispensa para orientações a respeito de competências e habilidades a serem aprimoradas nos estudantes, a fim de que possam exercer a cidadania por meio da leitura, escuta, escrita, oralização de diferentes gêneros digitais, este artigo tem como foco o referido documento. De forma mais específica, o objetivo é apresentar uma SDG destinada ao desenvolvimento de capacidades de linguagem de alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, para a produção escrita do gênero textual fanfic, e, sobretudo, investigar como a SDG coloca em prática as prescrições da BNCC a respeito de competência e habilidades a serem abordadas para o engajamento do aluno na cultura digital. Os resultados demonstraram que há encaminhamentos da SDG para que o estudante saiba: produzir, configurar, disponibilizar em ambientes virtuais um gênero digital, o que pode se aplicar a outros gêneros multissemióticos e multimidiáticos; compreender e elaborar diferentes linguagens na construção de sentidos de um texto; aprimorar a fruição, apreciar produtos culturais; criar narrativas ficcionais; navegar, linkar, taguear, remixar; tomar ciência e fazer uso de ações éticas frente a tudo que o meio digital pode oferecer. 

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Docente do Curso de Letras, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN-UENP) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UENP).

Franciele Andriane da Costa, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Mestre em Ensino. Professora da Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED).

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN