DIAGNÓSTICO DA EVASÃO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DA UFGD NO ESPECTRO TEMPORAL DE 2016 A 2021: A PANDEMIA DA COVID-19 IMPACTOU?

Autores

Resumo

Esta pesquisa se debruçou em diagnosticar a evasão estudantil nos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no espectro temporal de 2016 a 2021, buscando compreender se houve impactos advindos da pandemia da Covid-19. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa com análise documental dos Relatórios de acadêmicos/as ingressantes e os Relatórios da relação de ocorrência de exclusão em que se ancorou nos preceitos da Análise de Conteúdo de Bardin. As discussões apontaram que a pandemia da Covid-19 impactou fortemente os Cursos de Licenciatura em Química, Ciências Biológicas e Matemática, enquanto o Curso de Licenciatura em Física não impactou diretamente, pois sua maior taxa de evasão estudantil ocorreu em 2017, o que destoou dos demais. Desta forma, defendemos que precisamos avançar a discussão para combater e compreender a evasão estudantil universitária num período pós- pandêmico vislumbrando ações propositivas acerca desta temática.

Biografia do Autor

Loan Sumini Ferreira

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – professora de Química na Educação Básica da Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul.

Adriana Marques-de-Oliveira

Professora da Educação Química na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN