ESTRATÉGIAS DE ENSINO GAMIFICADAS: ELABORAÇÃO DE UM E-BOOK VOLTADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
A gamificação, caracterizada pela inserção de elementos de jogos em outros contextos, se destaca como metodologia ativa focada no desenvolvimento da motivação e do engajamento de estudantes. Nesse sentido, como estratégias de ensino gamificadas voltadas ao ensino de ciências potencializam a prática docente e favorecem o desenvolvimento da motivação e do engajamento de estudantes? Para responder a essa pergunta, elaboramos um e-book, endereçado a professores, contendo a proposta de uma Tabela Estrutural de Desenvolvimento de Estratégias de Gamificação (TEDEG) como recurso didático-pedagógico, e três estratégias de ensino gamificadas: Mercado, Super Colheita e Árvore de Habilidades. Esse produto educacional, associado a uma tese de doutorado profissional, foi validado por especialistas em metodologias ativas que o consideraram uma inovação pedagógica para auxiliar professores em seu processo de formação permanente, destacando relevância, aplicabilidade e linguagem, bem como a possibilidade de adaptação, conferindo seu caráter de replicabilidade.