A COMPREENSÃO RESPONSIVA NO GÊNERO MEME SOB AS LENTES EPISTEMOLÓGICAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN

Autores

  • Lafayete Menezes de Alencar Lima Rios
  • Fernanda Cerqueira Sousa
  • Maria Aparecida Pacheco Gusmão

Resumo

O avanço tecnológico, com a consequente diversificação dos meios digitais de comunicação e transmissão de informações, tem aberto novas possibilidades quanto aos recursos a serem utilizados em sala de aula, posto que, esses representam modalidades de comunicação, logo, de uso da linguagem.  Considerando esse contexto, esse estudo objetiva, em uma perspectiva dialógica da linguagem, analisar como os alunos do 1º ano de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio compreendem responsivamente os discursos presentificados nos memes. De natureza qualitativa do tipo participante, utilizando a sequência didática e a videogravação como instrumentos para produção de dados, chegamos ao seguinte resultado: que  para uma efetiva compreensão responsiva ativa, fazem-se necessárias essas duas considerações acerca do leitor: que ele consiga identificar todos os elementos verbo-visuais que compõem a produção discursiva, e, também, que ele se aproprie do contexto extraverbal que alimentou a enunciação, ou seja, o tempo e o espaço em que se dá o ato verbal, o tema do enunciado e, ainda, a relação do escritor com o ocorrido.

Biografia do Autor

Lafayete Menezes de Alencar Lima Rios

Doutorando em Ensino na Rede Nordeste de Ensino- RENOEN / polo Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia - UESB. Professor do Instituto Federal da Bahia-campus Jequié.

Fernanda Cerqueira Sousa

Doutoranda em Ensino na Rede Nordeste de Ensino- RENOEN / polo Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia - UESB.

Maria Aparecida Pacheco Gusmão

Doutora em Educação pela UFRN. Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Docente e orientadora no Doutorado em Ensino na RENOEN- polo UESB.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN