A COMPREENSÃO RESPONSIVA NO GÊNERO MEME SOB AS LENTES EPISTEMOLÓGICAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN
Abstract
O avanço tecnológico, com a consequente diversificação dos meios digitais de comunicação e transmissão de informações, tem aberto novas possibilidades quanto aos recursos a serem utilizados em sala de aula, posto que, esses representam modalidades de comunicação, logo, de uso da linguagem. Considerando esse contexto, esse estudo objetiva, em uma perspectiva dialógica da linguagem, analisar como os alunos do 1º ano de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio compreendem responsivamente os discursos presentificados nos memes. De natureza qualitativa do tipo participante, utilizando a sequência didática e a videogravação como instrumentos para produção de dados, chegamos ao seguinte resultado: que para uma efetiva compreensão responsiva ativa, fazem-se necessárias essas duas considerações acerca do leitor: que ele consiga identificar todos os elementos verbo-visuais que compõem a produção discursiva, e, também, que ele se aproprie do contexto extraverbal que alimentou a enunciação, ou seja, o tempo e o espaço em que se dá o ato verbal, o tema do enunciado e, ainda, a relação do escritor com o ocorrido.