INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, EDUCAÇÃO E LETRAMENTO CRÍTICO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Autores

  • Cândida Martins Pinto Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo propõe sistematizar e discutir o atual estado da arte de pesquisas brasileiras sobre o uso da inteligência artificial na educação, com objetivo de verificar se, e em que medida, o letramento crítico está sendo promovido. Inicialmente, a pesquisa envolveu uma revisão bibliométrica, que analisou 163 artigos científicos. Posteriormente, uma revisão sistemática foi aplicada em 10 artigos, a fim de analisar a ênfase ao letramento crítico nessas pesquisas. Os procedimentos analíticos qualitativos focam em tópicos descritivos a saber: objetivos, procedimentos metodológicos, conceitos valorizados e resultados. Os principais resultados sugerem uma agenda de pesquisa contemporânea brasileira que, embora descreva em seus objetivos a preocupação com criticidade e questões éticas, está orientada predominantemente a análises documentais do cenário científico atual bem como a um uso instrumentalizado de ferramentas de IA, com atenção insuficiente a pesquisas sobre formação de professores. Esses resultados ressaltam a necessidade de mais pesquisas que se concentrem no uso ético e na aplicação crítica de ferramentas de inteligência artificial, a fim de promover o letramento crítico entre docentes e discentes.

Biografia do Autor

Cândida Martins Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Professora titular do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria – RS – Brasil; Professora Visitante na Universidade Complutense de Madri – ES.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN