INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, EDUCAÇÃO E LETRAMENTO CRÍTICO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Abstract
Este artigo propõe sistematizar e discutir o atual estado da arte de pesquisas brasileiras sobre o uso da inteligência artificial na educação, com objetivo de verificar se, e em que medida, o letramento crítico está sendo promovido. Inicialmente, a pesquisa envolveu uma revisão bibliométrica, que analisou 163 artigos científicos. Posteriormente, uma revisão sistemática foi aplicada em 10 artigos, a fim de analisar a ênfase ao letramento crítico nessas pesquisas. Os procedimentos analíticos qualitativos focam em tópicos descritivos a saber: objetivos, procedimentos metodológicos, conceitos valorizados e resultados. Os principais resultados sugerem uma agenda de pesquisa contemporânea brasileira que, embora descreva em seus objetivos a preocupação com criticidade e questões éticas, está orientada predominantemente a análises documentais do cenário científico atual bem como a um uso instrumentalizado de ferramentas de IA, com atenção insuficiente a pesquisas sobre formação de professores. Esses resultados ressaltam a necessidade de mais pesquisas que se concentrem no uso ético e na aplicação crítica de ferramentas de inteligência artificial, a fim de promover o letramento crítico entre docentes e discentes.