AS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE TRABALHOS ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO DE SURDOS
Resumo
O ensino de matemática na educação de surdos apresenta-se como o tema central desta pesquisa que teve como objetivo investigar de que forma estavam caracterizadas as teses e dissertações voltadas para a educação de surdos, em uma perspectiva da inclusão escolar, e que envolviam as Tendências em Educação Matemática. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Após a coleta e análise dos dados conforme critérios da revisão sistemática, 24 trabalhos constituem o portfólio final deste estudo. Como resultado, destacou-se que a tendência em educação matemática mais utilizada foi a Tecnologias de Informação e Comunicação, seguida pela Etnomatemática. Por outro lado, não se obteve nenhuma pesquisa relacionada com a História da Matemática ou com a Análise de Erros. Aponta-se a necessidade de que propostas diferenciadas para o ensino de matemática sejam elaboradas a fim de contribuir como o ensino de matemática para os alunos surdos.