UM ESTUDO HISTÓRICO DA PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: DISCUSSÕES DE GÊNERO COM DISCENTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Resumo
O objetivo deste trabalho foi elaborar uma Atividade de Ensino (AE) de cunho histórico para licenciandos e licenciadas do curso de Matemática acerca da participação feminina na construção do conhecimento matemático. Buscou-se debater a desmistificação dessa ciência enquanto masculina. Para a elaboração da atividade foi necessário compreender o contexto político-social que Hipátia de Alexandria estava inserida e analisarmos de acordo com o conceito de gênero. Adotamos, para tanto, o conceito de gênero como categoria de análise no campo da Educação Matemática proposto por Souza e Fonseca (2010). A AE foi desenvolvida em uma turma de 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina História da Matemática, a partir da dinâmica indivíduo-grupo-classe-narrativas proposta por Santos (2015). A análise dos dados indicou a (re)significação de conceitos e a reformulação de ideias por parte dos licenciandos e das licenciandas. Com a triangulação dos dados, envolvendo atividades em grupos e individuais e narrativas, foram elaboradas duas categorias de análise: 1) Novo Conhecimento e 2) Desmistificação.