O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO VOLTADO AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adriana Cristina Marquioro Baumann
  • Mara Fernanda Parisoto
  • William Junior do Nascimento

Resumo

Estamos passando por mudanças na nossa sociedade, inclusive na educação. Estas mudanças estão trazendo à tona questões relacionadas às metodologias de ensino nas nossas escolas. As metodologias ativas por exemplo, são capazes de proporcionar ao aprendiz uma maior participação durante o processo de aprendizagem. Neste sentido, a partir de um Mapeamento Sistemático da Literatura, este estudo tem como objetivo abordar sobre as metodologias ativas e possibilitar reflexões quanto a sua implementação. Os artigos considerados foram pesquisados no portal de periódicos CAPES e Google Acadêmico, com o intuito de identificar as contribuições de pesquisas nos trabalhos publicados no intervalo de 2013 a 2023, sendo selecionados 33 Artigos Científicos. Os resultados obtidos sugerem que o quadro geral da educação vem sofrendo modificações para acompanhar as atuais demandas educacionais e as metodologias ativas possuem um papel importante neste processo. Contudo, ainda é preciso refletir a respeito da relação entre os conteúdos a serem ensinados e quais metodologias ativas devem ser utilizadas no processo de aprendizagem. Além disso, no que se refere à Formação Docente, faz-se necessário pensar novas ações, visto que há poucas pesquisas publicadas neste período que remetem a esta temática.

Biografia do Autor

Adriana Cristina Marquioro Baumann

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) – Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Professora da Secretaria de Estado da Educação - SEED – PR.

Mara Fernanda Parisoto

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) – Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina.

William Junior do Nascimento

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) – Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas – Universidade Federal do Paraná – Campus Jandaia do Sul.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN