RELAÇÕES ENTRE PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PRESENTES EM ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Este estudo considera a necessidade de compreender como diferentes teorias pedagógicas permitem organizar e analisar o processo formativo e as dificuldades relatadas na organização didática pautada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), inclusive na formação de professores. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa qualitativa e documental, é analisada a hipótese de que a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) pode ser articulada à PHC de forma a complementá-la e a orientar a organização do ensino nesta perspectiva. Para tal, foram analisados 18 trabalhos acadêmicos que estudaram processos de formação de professores por meio de dois movimentos de análise de conteúdo categorial. O primeiro considerou categorias a priori e permitiu delimitar as teorias e autores utilizados nos documentos. O segundo foi empreendido a partir de categorias emergentes e possibilitou inter-relacionar os conceitos próprios de cada referencial. Os resultados permitem perceber que as duas teorias, apesar de não terem sido explicitamente articuladas nos estudos analisados, apresentam aproximações relacionadas às concepções de trabalho educativo e atividade pedagógica como duas formas distintas, mas complementares, de compreender o processo de ensino e aprendizagem. Ademais, foi possível inferir a possibilidade de articulação da PHC e da AOE para constituir um modo de organização do ensino, por meio de seus movimentos próprios, indicando a necessidade de estudos posteriores pautados nos livros de referência das teorias em foco.