MÉTODO BALLESTER E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETRICIDADE PARA ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

O texto apresenta um produto educacional na forma de uma sequência didática que aborda o conteúdo de Eletricidade para estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências. As atividades desenvolvidas na sequência didática estão fundamentadas nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa, tendo como apoio didático o Método Ballester que elenca seis variáveis chave como promotoras de aprendizagem significativa, a saber: trabalho aberto; meio; motivação; criatividade; mapa conceitual; e adaptação curricular. A sequência didática foi integralizada em 14 encontros e desenvolvida em uma escola pública de um município do interior do Estado de Rondônia. Após a aplicação, foi possível constatar que as atividades desenvolvidas e apoiadas no Método Ballester se mostraram pertinentes na promoção de indícios de aprendizagem significativa, trazendo dinamicidade para a aula e favorecendo o protagonismo dos alunos.

Biografia do Autor

José de Arimatéia Monteiro de Paula

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática e Mestre pela Universidade de Passo Fundo, graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Professor da rede pública estadual de Rondônia.

Cleci Teresinha Werner da Rosa

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo, RS.

Marivane de Oliveira Biazus

Doutora em Educação, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e graduada em Física pela Universidade de Passo Fundo. Professora da rede pública e privada do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN