MÉTODO BALLESTER E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETRICIDADE PARA ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O texto apresenta um produto educacional na forma de uma sequência didática que aborda o conteúdo de Eletricidade para estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências. As atividades desenvolvidas na sequência didática estão fundamentadas nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa, tendo como apoio didático o Método Ballester que elenca seis variáveis chave como promotoras de aprendizagem significativa, a saber: trabalho aberto; meio; motivação; criatividade; mapa conceitual; e adaptação curricular. A sequência didática foi integralizada em 14 encontros e desenvolvida em uma escola pública de um município do interior do Estado de Rondônia. Após a aplicação, foi possível constatar que as atividades desenvolvidas e apoiadas no Método Ballester se mostraram pertinentes na promoção de indícios de aprendizagem significativa, trazendo dinamicidade para a aula e favorecendo o protagonismo dos alunos.