ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO AMBIENTE PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO SISTEMATIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Resumo
A escola é responsável pelo processo de humanização, e o(a) professor(a) tem um papel fulcral nessa mediação. Estudos apontam que o ensino na Educação Infantil não deve se limitar às práticas pedagógicas espontaneístas, pois é substancial planejar e organizar os espaços nas instituições de Educação Infantil com intencionalidade mediante a concepção de uma criança que aprende em diversas experiências e contextos. Com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, o presente estudo objetiva discutir como a organização dos espaços e dos ambientes potencializa o ensino e amplia as possibilidades de aprendizagens infantis na Educação Infantil, contribuindo, de maneira significativa, para o desenvolvimento da criança. As discussões emergiram a partir do recorte do curso de extensão organizado pelo GEFOPPEI/CNPq-UEM e pelo Grupo de Trabalho Pirapó vinculado ao Fórum de Educação Infantil do Noroeste do Paraná (FEIPAR). Os resultados indicam a necessidade de ampliarmos as discussões sobre essa temática, e verificamos que o curso de extensão proporcionou aos(às) professores(as) uma formação continuada com olhar significativo para a ação intencional e planejada do ensino, visando à compreensão da importância da promoção de um ensino potencializador do desenvolvimento infantil e proporcionando acesso a conhecimentos científicos, no sentido de desenvolver as funções psíquicas superiores das crianças. Conclui-se que a essencialidade de uma formação continuada, voltada aos(às) docentes da Educação Infantil, propicia o conhecimento de um referencial teórico que fundamente suas práticas pedagógicas para um ensino mais qualitativo, humanizante e desenvolvente.