ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO AMBIENTE PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO SISTEMATIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Silvia Fernanda de Souza Lordani
  • Bruna Thais Rodrigues Furyama
  • Gisleine Cristina da Silva
  • Heloisa Toshie Irie Saito

Resumo

A escola é responsável pelo processo de humanização, e o(a) professor(a) tem um papel fulcral nessa mediação. Estudos apontam que o ensino na Educação Infantil não deve se limitar às práticas pedagógicas espontaneístas, pois é substancial planejar e organizar os espaços nas instituições de Educação Infantil com intencionalidade mediante a concepção de uma criança que aprende em diversas experiências e contextos. Com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, o presente estudo objetiva discutir como a organização dos espaços e dos ambientes potencializa o ensino e amplia as possibilidades de aprendizagens infantis na Educação Infantil, contribuindo, de maneira significativa, para o desenvolvimento da criança. As discussões emergiram a partir do recorte do curso de extensão organizado pelo GEFOPPEI/CNPq-UEM e pelo Grupo de Trabalho Pirapó vinculado ao Fórum de Educação Infantil do Noroeste do Paraná (FEIPAR). Os resultados indicam a necessidade de ampliarmos as discussões sobre essa temática, e verificamos que o curso de extensão proporcionou aos(às) professores(as) uma formação continuada com olhar significativo para a ação intencional e planejada do ensino, visando à compreensão da importância da promoção de um ensino potencializador do desenvolvimento infantil e proporcionando acesso a conhecimentos científicos, no sentido de desenvolver as funções psíquicas superiores das crianças. Conclui-se que a essencialidade de uma formação continuada, voltada aos(às) docentes da Educação Infantil, propicia o conhecimento de um referencial teórico que fundamente suas práticas pedagógicas para um ensino mais qualitativo, humanizante e desenvolvente.

Biografia do Autor

Silvia Fernanda de Souza Lordani

Universidade Estadual de Maringá.

Bruna Thais Rodrigues Furyama

Universidade Estadual de Maringá.

Gisleine Cristina da Silva

Universidade Estadual de Maringá.

Heloisa Toshie Irie Saito

Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN