MATEMÁTICA E DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM PROMOVENDO INCLUSÃO: O JOGO FECHA A CAIXA

Autores

Resumo

O artigo aborda a importância da inclusão na educação, destacando o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como uma abordagem que contribuiu para a aprendizagem, tendo como objetivo investigar como a prática pedagógica com o uso do jogo Fecha a Caixa, sob a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem, contribui para a integração e aprendizagem de estudantes em relação às habilidades de cálculo e raciocínio lógico, levando em consideração a perspectiva inclusiva. A pesquisa qualitativa do tipo pesquisa ação abordou uma intervenção metodológica desenvolvida com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O estudo se fundamentou em documentos e autores que abordam a temática da matemática, inclusão e do DUA. A partir da abordagem do DUA, considerando seus princípios, demonstrou que práticas pedagógicas, como o uso do jogo, planejadas e guiadas nessa perspectiva, pode ser um recurso valioso para a aprendizagem, pois podem promover a inclusão na educação ao garantir a acessibilidade, estimular o engajamento, promover a inclusão social, desenvolver habilidades e proporcionar uma aprendizagem com sentido para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades educativas especiais.

Biografia do Autor

Marli de Almeida Giusti

Universidade Federal do Paraná/UFPR.

Elis Angela da Silva Vieira

Universidade Federal do Paraná/UFPR.

Priscila Kabbaz Alves da Costa

Universidade Federal do Paraná/UFPR.

Anderson Roges Teixeira Góes

Universidade Federal do Paraná/UFPR.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN